Todo mundo pensa que o espanhol falado ao redor do mundo é simples, igual, ou muito parecido com o português. Porém, não há tanta semelhança assim, e muitas pessoas acabam utilizando-se da enrolação e do “portunhol” para se virar. O que não é nada agradável, não é mesmo?
Baixe nossos e-books gratuitos AQUI
Como já dito em uma outra oportunidade, há diferenças visíveis entre o espanhol falado na América Latina, o “espanhol latino”, e o da Europa, “espanhol europeu”. Por isso, é importante que você saiba pelo menos algumas palavrinhas, para não fazer feio em sua próxima viagem. Então, vamos a elas!
- Começando pelos comuns e necessários cumprimentos iniciais, para dizer bom dia, utilize-se de “buenos dias”. Caso já seja de tarde, “buenas tardes”; e em se tratando de noite, “buenas noites”;
- Partindo para as apresentações, para dizer seu nome basta um “Me llamo …”. Caso você queira perguntar o de alguém, aposte em “¿Cual es tu nombre?” ou então, “¿Como te llamas?”. “Mucho gusto”, quer dizer muito prazer;
- Para ser gentil, perguntando como a pessoa está, é possível adequar sua frase de acordo com a formalidade da situação. Caso trata-se de algo mais formal, sugerimos um “¿Cómo está?”, tratando-se de algo mais tranquilo, opte pelo “¡Hola! ¿Qué tal?”;
- Quando falamos de agradecimentos, pode utilizar “Muchas gracias”, para dizer muito obrigado, e retribuir com o nosso “De nada”, que está correto também;
- Para perguntar as horas, diga: “¿Qué hora es?”. Caso precise responder, o correto é dizer: “Es (Son ) las…”;
- Caso você precise desculpar-se com alguém, utilize o costumeiro “Perdon” ou “perdona”;
- Preços = saber o preço das coisas é fundamental, mesmo para evitar que as pessoas te enganem ou se aproveitem da sua condição de turista, por isso, nessas situações a frase perfeita a se dizer é: ¿Cuanto cuesta eso? (Quanto custa?). Também pode dizer: ¿Cuál es el precio del______ ? (Qual é o preço?). ¿Es caro! (Está caro!). ¿Hay / Usted tiene descuento? ( Há / Você tem desconto para isso?) ¿Hay / Usted tiene un menos caro? ( Há / Você tem um mais barato?).
- Locomoção = se você depender de transporte público fora do país, seja trem ou ônibus, o ideal é pedir informações acerca do destino, evitando assim que você se perca num país estranho, e para piorar, que você sequer domina a língua local. Nesses casos o ideal é perguntar: ¿Dónde va ce autobús / tren? (Onde este ônibus/trem leva?). ¿Qué línea conduce a______? (Qual linha leva à ____?). ¿Este autobús / metro tiene parada cerca de la calle____ ? (Este ônibus/metrô para perto da rua _____?) Taxis também podem ser necessários, portanto, pergunte: ¿Dónde puedo tomar un taxi, por favor? (Onde posso pegar um taxi?) E com o taxi pedindo para levar… ¿Puedes llevarme a la calle / restaurante / museo? _____ (Você poderia me levar para a rua / restaurante / museu ____ ? Atenção pois pode ter que dar gorjeta para os táxis em vários países.
- Banheiros = por mais precavido que você seja, vira e mexe é preciso ir ao banheiro fora de casa, e essa necessidade persiste quando estamos em outros países, seja porque ficamos muito tempo longe do hotel, seja porque ingerimos muito líquido e precisamos de um banheiro. Para esses casos, basta perguntar: ¿Dónde está el baño? (Onde é o banheiro?) Ou ainda, ¿Puede mostrarme dónde está el baño, por favor? (Pode me mostrar onde é o banheiro, por favor?). Em grandes cidades há banheiros públicos nos centros turísticos, mas as vezes é necessário pagar.
- Alimentação = talvez uma das horas em que o espanhol seja mais necessário é no caso das refeições, afinal, sempre surge uma fome ou sede quando estamos passeando, correto? Então uma boa forma de pedir algo para comer é: ¿Puede darme un poco de …, por favor? (Pode me dar um pouco de ___ por favor?). ¿Puedo tener el _____ por favor? (Posso ter o ____ por favor?). Em caso de sede, ¿ Puede darme un poco de agua, por favor? (Pode me dar um pouco de água por favor?). Outras palavras importantes para beber são jugo, coca, vino, cerveza… saiba diferenciar carnes básicas, tais como: carne – “carne”, frango – “pollo”, peixe – “pece”. Para pedir uma bebida, “bebida”. E que tal uma sobremesa? “helado” é sorvete.
- Na hora de pagar uma conta, além de pedi-la “Mi cuenta por favor”, pode ser interessante perguntar as formas de pagamento aceitas, para isso utilize: “¿Qué tipo de pago ustedes aceptan?”. Muito provavelmente a resposta será: “Tarjeta de crédito, dinero y cheque”, por exemplo;
- Direções = para se informar acerca de localização, sobre a direção de algum ponto turístico por exemplo, você deve utilizar a expressão: ¿Cómo puedo ir a…? (Como posso ir para…?). ¿Esta avenida conduce a…? (Esta avenida leva à…?). ¿El _____ , está cerca? (O _____ está perto?).
Conheça nossa parceria em Câmbio AQUI
A grande vantagem do espanhol é que, apesar de não ser uma língua simples e que deva ser subestimada, a compreensão é fácil e, na pior das hipóteses, por mais que você não seja fluente na língua, ou dela entenda muito pouco, ainda é possível compreender o mínimo e não se sentir tão perdido em outro país, aproveitando sua viagem.
Para mais estudos acesse nosso site: www.idiomafacil.com.br
Veja Também:
Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas
Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português
Excelente post, bem escrito e bem explicativo. Muito bom, ta de parabéns!