Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas!

Canada-Flag

Os profissionais mais buscados do Québec

A província do Québec, no Canadá, é um dos destinos mais populares entre os brasileiros que sonham em trabalhar no exterior.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI

Não surpreende: há um esforço contínuo da região em estimular a entrada de profissionais qualificados de outros países – e o Brasil é um dos seus alvos prioritários.

De acordo com Perla Haro Ruiz, assessora de prospecção e promoção do Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec o brasileiro é um imigrante interessante por ter ser bem preparado profissionalmente e ter facilidade para se adaptar a outras culturas.

Mas as nossas “vantagens competitivas” não acabam por aí. “Comparado a outras nacionalidades, o brasileiro tem muita facilidade para aprender o francês, porque fala uma outra língua latina cheia de sons nasais, o português”, explica ela.

Dominar o idioma, aliás, é o primeiro passo para se tornar elegível para a imigração. De acordo com dados oficiais, 89,5% dos brasileiros que vivem na província falam francês

Outro ponto favorável está no fato de que nossos cursos superiores e técnicos são, via de regra, bastante parecidos com os que existem no Québec, o que facilita a equivalência das profissões cá e lá.

Assim, para grande parte das áreas, não é necessário revalidar o diploma obtido no Brasil. Há exceções importantes: é obrigatório o reconhecimento pelo conselho local no caso de engenheiros (veja o site da ordem) e contadores (confira site), por exemplo.

Porém, a mera existência de um conselho profissional da sua área não implica a obrigatoriedade do registro para exercer o ofício. A lista de profissões que têm uma associação específica no Québec pode ser acessada neste site.

Em 2011, havia mais de 5,7 mil brasileiros na província. Segundo Perla, esse número não para de crescer – também em função da alta demanda por profissionais de algumas áreas específicas.

Navegue pelas fotos a seguir para conhecer as carreiras mais quentes na região canadense, de acordo com dados do Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec

Conheça nossa promoção do Peixe Urbano e Groupon AQUI

Engenheiro de computadores

Faixa salarial –  41,83 $ CAD/h

O que faz? Planeja, organiza, controla e avalia os sistemas de informática e de gestão eletrônica da informação.

O que é exigido para exercer a profissão? Graduação ou mestrado em informática, engenharia ou administração. É preciso ter alguns anos de experiência em análise de sistemas, administração de dados, engenharia informática, redes e programação. Também é necessário já ter ocupado um cargo de supervisão.



Profissional de ciências da computação

Faixa salarial –  34,62 $ CAD/h

O que faz? Faz estudos técnicos e comerciais para implantar sistemas de informática, além de registrar as necessidades dos clientes.

O que é exigido para exercer a profissão? Graduação em informática, engenharia de computadores, administração e outros cursos afins. Tecnólogos em informática também são aceitos. É preciso ter experiência com programação. Uma certificação ou formação oferecida por uma empresa da área pode ser exigida por alguns empregadores.

Biólogo

Faixa salarial –  31,22 $ CAD/h

O que faz? Estuda o meio ambiente e sua população, bem como as características funcionais e o comportamento de plantas e animais, inclusive em nível celular e molecular.

O que é exigido para exercer a profissão? Graduação em biologia ou outra disciplina conectada à área. Mestrado ou doutorado é exigido de quem quer trabalhar como pesquisador científico. No caso de universidades ou empresas especializadas, também se cobra experiência de pós-doutorado com pesquisa.

Profissional de marketing, publicidade e relações públicas

Faixa salarial –  O site oficial do Québec não publica a informação.

O que faz? Elabora e aplica estratégias de comunicação e promoção, bem como planos de publicidade e relações com a mídia, em nome de empresas, governos e outras organizações.

O que é exigido para exercer a profissão? Diploma de graduação ou técnico em comunicações, jornalismo, relações públicas e áreas afins. Profissionais de relações públicas podem precisar de reconhecimento de uma associação local, a ARP (Agrément en relations publiques).

Profissional de finanças

Faixa salarial –  28 $ CAD/h

O que faz? Realiza diversas atividades ligadas ao mundo das finanças, da análise de dados à elaboração de planos para clientes que atendam requisitos do ponto de vista fiscal e legal.

O que é exigido para exercer a profissão? Diploma de ensino superior em administração de empresas, comércio, economia ou outra área correlata. Outros cursos de formação oferecidos por organizações canadenses também podem ser cobrados. Permissões e títulos específicos, como o PFP (Planificateur financier personnel), são outros requisitos possíveis.

Contador

Faixa salarial –  27,19 $ CAD/h

O que faz? Examina e administra os sistemas contábeis de uma empresa, a partir da análise do estado das contas, inventários, despesas, declarações de renda e outras peças contábeis.

O que é exigido para exercer a profissão? Diploma de graduação e formação num programa aprovado pela associação regional dos contadores. Também é obrigatória a adesão à ordem ou conselho profissional local. Outras provas e verificações são necessárias para conseguir a permissão de trabalho como contador na província.

Administrador de universidades

Faixa salarial –  39,05 $ CAD/h

O que faz? Faz a gestão, o controle e a avaliação das atividades escolares de uma faculdade ou universidade.

O que é exigido para exercer a profissão? Diploma de ensino superior em uma área ligada à faculdade em que se pretende trabalhar, além de alguns anos de experiência como professor universitário. Em certos casos, graduação em administração ou outra área correlata também pode ser exigida. Certificações específicas podem ser cobradas.

Conheça nosso programa de Intercâmbio AQUI

Engenheiro civil

Faixa salarial –  34,62 $ CAD/h

O que faz? Planeja, concebe, elabora e dirige projetos de construção ou reparação de prédios, túneis, estradas, ferrovias, aeroportos, pontes, barragens, canais e outras estruturas.

O que é exigido para exercer a profissão? Graduação em engenharia civil ou outra disciplina correlata. Doutorado ou mestrado, assim como a certificação em Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), podem ser solicitados. Participar da ordem ou conselho de engenheiros local é indispensável.

Engenheiro mecânico

Faixa salarial –  33,65 $ CAD/h

O que faz? Planeja e coordena projetos, para os quais prepara materiais, estima custos e organiza o cronograma. Também analisa e inspeciona sistemas e estruturas mecânicas.

O que é exigido para exercer a profissão? Graduação em engenharia mecânica ou outro curso de engenharia correlato. Doutorado ou mestrado em engenharia pode ser exigido. É preciso fazer parte da associação de engenheiros local para exercer o ofício.

Engenheiro aeroespacial e aeronáutico

Faixa salarial –  35,71 $ CAD/h

O que faz? Concebe e aperfeiçoa veículos, sistemas e componentes aeroespaciais, como aeronaves, motores, mísseis, satélites e sistemas de comunicação no espaço.

O que é exigido para exercer a profissão? Graduação em engenharia aeroespacial ou outro curso ligado à área, como engenharia mecânica. Alguns empregadores também solicitam doutorado ou mestrado na área. É imprescindível se afiliar à ordem ou conselho de engenheiros local.

Engenheiro eletricista ou eletrônico

Faixa salarial –  35 $ CAD/h

O que faz? Idealiza, planeja, estuda e avalia equipamentos e sistemas elétricos ou eletrônicos, bem como seus componentes e sua instalação.

O que é exigido para exercer a profissão? Graduação em engenharia elétrica ou eletrônica ou outro curso correlato. Em alguns casos, solicita-se mestrado ou doutorado em engenharia. Como em outras profissões da área, pertencer à ordem ou conselho de engenheiros local é obrigatório. A certificação em Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é oferecida por um órgão canadense e pode ser exigida por alguns empregadores.

Desenhista industrial

Faixa salarial –  23,59 $ CAD/h

O que faz? Concebe e elabora o desenho de produtos manufaturados, conciliando as exigências do fabricante e as necessidades do consumidor.

O que é exigido para exercer a profissão? Diploma de graduação em desenho industrial, arquitetura, engenharia ou tecnólogo em desenho industrial. Um dossiê de apresentação que mostre competências criativas também é exigido.

Engenheiro (diversas ênfases)

Faixa salarial –  34,62 $ CAD/h

O que faz? O Québec procura profissionais formados em diversas ênfases, tais como engenharia agrícola, biomédica, naval e têxtil. As atividades desempenhadas dependem da especialidade. 

O que é exigido para exercer a profissão? Diploma de graduação na engenharia em questão. Em alguns casos, é preciso ser mestre ou doutor na área. Integrar a associação local dos engenheiros profissionais é obrigatório.

Diretor de serviços de engenharia

Faixa salarial –  37,50 $ CAD/h

O que faz? Dirige, controla e avalia as atividades e operações de uma empresa de engenharia, além de garantir que as políticas internas sejam seguidas pela equipe.

O que é exigido para exercer a profissão? Graduação em engenharia, além de vasta experiência na área, inclusive numa função de supervisão. Também é exigido fazer parte da ordem ou conselho de engenheiros local.

Conheça nossa parceria em Câmbio AQUI

Para mais estudos conheça nossos cursos: www.idiomafacil.com.br








Veja Também:

Quanto o salário aumenta com inglês

Intercâmbio com desconto

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português

IBM e 3M estão contratando no mundo e no Brasil

Francês para viagem

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Canal no YouTube

Comments

comments