Dicas de estudo autodidata: é possível obter sucesso estudando sozinho?

taxa de aprendizagem 2

Estudar não é tarefa fácil, cumpri-la sozinho, sem o auxílio de um professor então, exige mais disciplina e dedicação ainda daquele que se empenha nessa missão. Aprender de forma independente e isolada, geralmente motiva pessoas curiosas e que não têm paciência de seguir um curso regular, ou ainda, aqueles que não encontram orientações que julguem adequadas ou suficientes.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI



  • Será que eu posso ser autodidata?

Na realidade, qualquer pessoa pode ser um autodidata, porém existem dificuldades a serem enfrentadas nessa forma de estudo. Um exemplo muito corriqueiro é a falta de estímulo e comprometimento, afinal, quando estamos fazendo algo sozinhos controlamos nosso tempo e se não tivermos disciplina, os estudos não avançam.

Nesse sentido, o ideal é fazer um cronograma com metas, assim, à medida que elas forem sendo alcançadas, é possível criar novas, progredindo sempre. Um exemplo é determinar quantos capítulos você vai ler em cada hora de estudo, facilitando assim a organização e planejamento.

  • Como começo meus estudos como um autodidata?

Talvez essa seja a maior dificuldade de quem quer começar a estudar de forma independente, pois quando se escolhe um assunto, a quantidade de matéria pode ser imensa, assim, o estudante tende a ficar perdido.

Uma boa opção é ter uma noção geral de todos os pontos que a matéria aborda e, se possível, elencá-los por meio de tópicos, assim, estes podem ser separados por níveis de dificuldade, e seguir o cronograma traçado pelo corajoso estudante.

  • Como deve ser o dia a dia de um autodidata?

É necessário estipular um horário fixo para estudar, já que o autodidata precisa ter muita disciplina para conseguir avançar efetivamente nos estudos os horários de alimentação, sono, entre outras atividades, deve ser sempre iguais, assim, evita-se que o corpo acostume e é um meio de fugir daquela preguiça tão comum quando estamos em casa.

Além disso, conheça seus limites. Não adianta passar horas lendo textos e livros sem compreender realmente o que está escrito ali. O recomendado é que sejam realizadas pausas de 10 minutos a cada hora, assim, o cérebro terá um aproveitamento melhor. Estima-se às 11 horas é o horário em que o cérebro melhor trabalha, por isso, aproveite essa hora para dedicar-se a temas e assuntos mais complexos.

Conheça nosso canal no YouTube AQUI



  • Quais materiais devo utilizar?

Apesar de hoje dispormos de toda facilidade da internet, é importante que o estudante não deixe os velhos livros de lado, tendo em vista que muitas informações e opiniões de autores experientes podem auxiliar significativamente na construção do conhecimento.

Além disso, frequentar uma biblioteca pode ser proveitoso, vez que se trata de um ambiente calmo e tranquilo, podendo aumentar sua concentração. A concentração, inclusive, é muito importante aos estudos, por isso, busque sempre lugares tranquilos, bem iluminados e silenciosos, isso ajudará nos estudos. Porém, à noite, cuidado com o excesso de luminosidade, ela pode acabar inibindo a produção do hormônio melatonina e ainda prejudicando seu sono, podendo causar até insônias, preste atenção!

  • Devo me auto avaliar?

Sim, certamente. Todo curso ou cronograma de estudo possui métodos de avaliação para que o aluno possa avançar. Com os estudos autodidatas isso também se verifica, mas o aluno precisa ter a destreza de buscar simulados e avaliações que possa fazer, ciente de que qualquer tipo de “cola” ou trapaça prejudicará única e exclusivamente a si mesmo.

  • Mas será que o estudo autodidata é eficiente?

Muitas instituições de ensino, entre elas Harvard e MIT, já reconheceram a eficácia dos estudos autodidatas, desde que realizados com empenho e comprometimento. Portanto, se você está pensando em voltar aos estudos, mãos à obra!


Um exercício prático importante e que ajuda a testar o aprendizado é ao fim dos estudos do dia, escrever por cinco minutos o que vier a cabeça do conteúdo estudado no dia, também podendo servir como um resumo para estudar.

Mas lembre-se sempre, todo mundo precisa de alguma diversão de vez em quando. Não exija muito de você mesmo e permita-se algumas flexibilizações, que não vão prejudicar em nada seu resultado final.

Conheça nosso programa de Intercâmbio AQUI


Veja Também:

Quanto o salário aumenta com inglês

Intercâmbio com desconto

Tabela Fonética do inglês

Fonética do Francês

Fonética do Alemão

Fonética do Italiano

Francês para viagem

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português

Québec (Canadá) busca brasileiros para trabalhar

Fonética de Francês

francês blog
Tabela da fonética de francês

Você aprecia francês e em alguns momentos fica em dúvida de como expressar certas palavras?



Para ouvir os sons vá para a página de fonética do site clicando aqui.

http://www.idiomafacil.com.br/indexB.php?pag=Pagina&id=117

O alfabeto francês é baseado no alfabeto latino, tendo 26 letras. A língua francesa é muito próxima da língua portuguesa, mas com uma fonética bem diferente das outras línguas latinas.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI



Na tabela acima mostramos as principais junções da fonética francesa.

Em francês nunca se pronuncia o fim da palavra, salve se preceder de vogal, aí juntam-se as duas palavras em um som só. Há também cinco acentos diferentes, que podem mudar a pronúncia quando acompanhadas de certas letras, são eles: l’accent aigu (acento agudo), l’accent grave (acento grave), la cédille (ç), l’accent circonflexe (acento circunflexo) e le tréma (trema).

Veja uma playlist de diálogos no Youtube AQUI





Veja Também:

Francês para viagem

Intercâmbio com desconto

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

12 passos para estudar no exterior

Québec (Canadá) busca brasileiros para trabalhar

Québec, Canadá, busca brasileiros para trabalhar

Canada-Flag

A agência de desenvolvimento econômico da província de Québec, no Canadá, está em busca de profissionais brasileiros para trabalhar em empresas situadas na região.

Os profissionais disputados pelas empresas são das áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Usinagem.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI



A agência está realizando um recrutamento virtual na América Latina, focando no Brasil, Colômbia e México. É detalhado:

“O objetivo é selecionar, com agilidade e assertividade, trabalhadores qualificados para ocuparem cargos disponíveis na região, além de oferecer a possibilidade de vivência em uma localidade dinâmica e com uma das taxas de desemprego mais baixas do Canadá.”

Além de formação em TI ou na área de Usinagem, os profissionais precisam ter francês básico a avançado (dependendo do cargo), já que a língua oficial mais usada do Québec é o francês mas o inglês também é.

Conheça nossa parceria em Câmbio AQUI



O nível de conhecimento do idioma é estabelecido pelas empresas contratantes e varia entre intermediário e avançado para as vagas em TI. Já para a área de Usinagem, algumas empresas podem ser mais flexíveis e exigir, em alguns casos, apenas o francês básico.

Os interessados podem consultar todas as vagas disponíveis e se inscrever gratuitamente enviando o CV em francês pelo portal www.quebecnacabeca.com.



Caso seja contratado, o contrato permite obter uma autorização e um visto para trabalhar e viver na região. A empresa ajudará nos trâmites do processo junto ao governo local, também dará suporte para o candidato se estabelecer sozinho, ou junto com a família, na cidade.

Conheça nossa promoção do Peixe Urbano e Groupon AQUI

Inscrições

Os candidatos podem participar do processo de recrutamento até o dia 07 de agosto, ou próximo domingo no site www.quebecnacabeca.com, e todos os requisitos das vagas estão disponíveis também em português.

Os profissionais que forem selecionados por uma ou mais empresas serão convocados para uma entrevista por Skype, agendada entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Boa sorte!

Conheça nosso programa de Intercâmbio AQUI



Veja Também:

Quanto o salário aumenta com inglês

Intercâmbio com desconto

Tabela Fonética do inglês

Fonética do Francês

Francês para viagem

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Canal no YouTube

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português

IBM e 3M estão contratando no mundo e no Brasil

Canal infantil no Youtube – Cantigas – Nursery Rhymes

Nursery

A criança deve ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som. Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção. Neste contexto introduzir um novo idioma neste processo fará com que relembre para o resto da vida.



A música é importante na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, muitas vezes é cantada pela mãe, ao dormir, a famosa ‘cantiga de ninar.

Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno. Este efeito pode ser útil, mesmo com menos intensidade, na aprendizagem adulta.



A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade, dons e aptidões, então, deve-se aproveitá-la para o aprendizado de idiomas.

A música e a dança atuam no corpo e desperta emoções, neste sentido faz com que o aprendizado seja assimilado de forma divertida e leve.



A criança que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciação sensorial, aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a reproduzi-los e a criar novos desenvolvendo sua imaginação. A boa música harmoniza o ser humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de pensamento, sentimento e ação.


 

Estamos com um novo canal no YouTube!

Um canal voltado para as crianças aprenderem outros idiomas por meio de cantigas famosas as Nursey Rhymes.

Os vídeos também podem ser usados por adultos para entendimento das palavras das músicas. Após escutá-las podem ir ao canal tradicional onde terão os vídeos legendados.

Conheça nosso programa de Intercâmbio AQUI

INSCREVA-SE: http://bit.ly/kidsidiomafacil
E-BOOK GRÁTIS AQUI: http://bit.ly/ganharumebook
FACEBOOK: http://www.facebook.com/idiomafacil.c…

 

Para aprendizado completo acesse: www.idiomafacil.com.br

 





Veja Também: 

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português 

Intercâmbio com desconto

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Italiano para viagem 

Inglês para viagem 

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Francês para viagem

Inglês para Enem

QUER GANHAR UMA ESTADIA NA TORRE EIFFEL?

PROMO EIFFEL

Não, não transfomarão a Torre Eiffel em hotel, mas a agência HomeAway, uma das maiores no ramo de aluguel por temporada e representada no Brasil pelo AlugueTemporada, vai montar um dormitório temporário exclusivo para hospedar quatro pessoas mais acompanhantes por uma noite em um dos cartões-postais mais famosos do mundo.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI

Trata-se de um concurso que vai premiar as melhores respostas da pergunta: “O que você faria se a Torre Eiffel fosse só sua por uma noite?”. Para participar, os usuários devem acessar o site da promoção, fazer o cadastro e responder de forma criativa a pergunta.

 

Conheça nossa parceria em Câmbio AQUI

As quatro melhores respostas darão aos vencedores o direito de escolher cinco acompanhantes para viver essa experiência inusitada. Cada ganhador se hospedará em noites diferentes entre os meses de junho e julho e ganhará também mais três hospedagens em um hotel de luxo de Paris.

O quarto será montando no primeiro andar da torre, mas os detalhes da acomodação não foram revelados pela HomeAway.

O resultado será divulgado dia 10 de junho. As inscrições vão até 5 de junho.

 






Veja Também:

Francês para viagem

Intercâmbio com desconto

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português

Canal no YouTube

FRANCÊS PARA VIAGEM

tour eiffel com livro

Hoje em dia, muitas pessoas falam inglês, uma língua comumente aceita no mundo todo. Porém, nada mais educado e gentil do que visita um país e, ao menos, interessar-se em aprender o básico sobre ele, tal como algumas palavras simples e iniciais, ainda que seja apenas para não passar vergonha.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI

Então, se você está pensando em visitar a França, nós vamos lhe ajudar a se familiarizar um pouquinho com a língua, dando dicas de vocabulário comum em viagens.



        • Não muito diferente do Brasil, começar o dia com um belo “bom dia”, acompanhado de um sorriso, quebra qualquer clima de estranheza, logo, invista sempre em um bonjour, mesmo porque essa palavra é de fácil memorização e pronúncia. Caso o horário já esteja mais avançado, o boa noite se diz: bonsoir”. Na despedida se diz: “bonne nuit;
      • Ainda falando de cumprimentos, o termo salut, em gera é utilizado por pessoas que já se conhecem, representando afetividade e maior intimidade, portanto, se você estiver “turistando”, o bonjour ainda soa melhor, ok?!?!
      • Ao se dirigir às pessoas, é interessante inserir nas frases madame, para as moçoilas, e um monsieur aos rapazes, é gentil e soa bem;
      • Passando-se às apresentações, podemos utilizar Je m’appelle…e mencionar nosso nome, e ainda inserir umEnchanté(e)”, muito educado, polido;
      • Caso queira perguntar o nome de alguém, avance para um “Comment vous appelez-vous?”;
      • Para agradecer, o simples merci, basta;
      • Ao se despedir, recorra ao bom e velho Au revoir”.
      • Preços = saber o preço das coisas é fundamental, mesmo para evitar que as pessoas te enganem ou se aproveitem da sua condição de turista, por isso, nessas situações a frase perfeita a se dizer é: Combien ça coûte? (Quanto custa?). Também pode dizer: Quel est le prix de______ ? (Qual é o preço?). C’est cher! (Está caro!). Y a-t-il / Avez-vous des rabais? ( Há / Você tem desconto para isso?) Y a-t-il / Avez-vous un moins cher? ( Há / Você tem um mais barato?).
      • Locomoção = se você depender de transporte público fora do país, seja trem ou ônibus, o ideal é pedir informações acerca do destino, evitando assim que você se perca num país estranho, e para piorar, que você sequer domina a língua local. Nesses casos o ideal é perguntar: Où va ce bus / train? (Onde este ônibus/trem leva?). Quelle ligne mène à______? (Qual linha leva à ____?). Ce bus / metro s’arrête près de la rue____ ? (Este ônibus/metrô para perto da rua _____?) Taxis também podem ser necessários, portanto, pergunte: Où peux-je prendre un taxi, s’il vous plaît? (Onde posso pegar um taxi?) E com o taxi pedindo para levar… Pouvez-vous me mener à la rue / restaurant / musée? _____ (Você poderia me levar para a rua / restaurante / museu ____ ? Atenção pois pode ter que dar gorjeta para os táxis em vários países.
      • Banheiros = por mais precavido que você seja, vira e mexe é preciso ir ao banheiro fora de casa, e essa necessidade persiste quando estamos em outros países, seja porque ficamos muito tempo longe do hotel, seja porque ingerimos muito líquido e precisamos de um banheiro. Para esses casos, basta perguntar: Où est la toilette? (Onde é o banheiro?) Ou ainda, Pouvez-vous me montrer où est la toilette, s’il vous paît? (Pode me mostrar onde é o banheiro, por favor?). Em grandes cidades há banheiros públicos nos centros turísticos, mas as vezes é necessário pagar.
      • Alimentação = talvez uma das horas em que o francês seja mais necessário é no caso das refeições, afinal, sempre surge uma fome ou sede quando estamos passeando, correto? Então uma boa forma de pedir algo para comer é: Pouvez-vous me donner un peu de …, s’il vous plaît? (Pode me dar um pouco de ___ por favor?). Je peux avoir le _____ s’il vous plaît? (Posso ter o ____por favor?). Em caso de sede, Pouvez-vous me donner un peu d’eau, s’il vous plaît? (Pode me dar um pouco de água por favor?). Outras palavras importantes para beber são jus, coca, vin, bière saiba diferenciar carnes básicas, tais como: carne – viande, frango – poulet, peixe – “poisson. Para pedir uma bebida, boisson. E que tal uma sobremesa? glace”, “sorbet” ou “glaçoné sorvete. Para pedir a conta, use L’addition, s’il vous plaît;
      • Direções = para se informar acerca de localização, sobre a direção de algum ponto turístico por exemplo, você deve utilizar a expressão: Comment peu-je aller à…? (Como posso ir para…?). Cette avenue va à…? (Esta avenida leva à…?). Le _____ , est-il près? (O _____ está perto?).

 

Conheça nossa parceria em Câmbio AQUI

É claro que a língua francesa vai muito além das palavras que elencamos aqui, mas dependendo do tempo de que você dispõe, bem como das suas necessidades, essa listinha simples pode lhe dar aquela mãozinha na hora da necessidade…

Mantenha sempre seu guia no bolso, e vá treinando nas horas vagas, muitas vezes gastas a toa em aviões, trens, aeroportos e afins. Estudar sempre vale a pena, é enriquecer-se sem precisar ir muito longe.

É evidente que, se você tiver tempo, tente praticar um pouco de francês antes, ler sobre e ambientar-se com os usos e costumes do país que você visitará, assim, provavelmente você conseguirá reduzir seus problemas com a língua. Os estrangeiros primam muito pela educação. Por isso nunca deixe de usar s’il vous plaît, excusez-moi, merci, ou eles podem fechar a cara, te atender mal… Guias turísticos também podem ser ótimas opções, afinal, conhecem o local e ainda podem deixar-lhe mais seguro. Mas atenção, sempre que for contratar um guia, procure suas recomendações com antecedência, afinal, você colocará sua viagem em risco.

Bon voyage!

Para mais estudos conheça nossos cursos: www.idiomafacil.com.br         








Veja Também:

Fonética do Francês

Intercâmbio com desconto

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Canal no YouTube

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português

IBM e 3M estão contratando no mundo e no Brasil