Dicas de estudo autodidata: é possível obter sucesso estudando sozinho?

taxa de aprendizagem 2

Estudar não é tarefa fácil, cumpri-la sozinho, sem o auxílio de um professor então, exige mais disciplina e dedicação ainda daquele que se empenha nessa missão. Aprender de forma independente e isolada, geralmente motiva pessoas curiosas e que não têm paciência de seguir um curso regular, ou ainda, aqueles que não encontram orientações que julguem adequadas ou suficientes.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI



  • Será que eu posso ser autodidata?

Na realidade, qualquer pessoa pode ser um autodidata, porém existem dificuldades a serem enfrentadas nessa forma de estudo. Um exemplo muito corriqueiro é a falta de estímulo e comprometimento, afinal, quando estamos fazendo algo sozinhos controlamos nosso tempo e se não tivermos disciplina, os estudos não avançam.

Nesse sentido, o ideal é fazer um cronograma com metas, assim, à medida que elas forem sendo alcançadas, é possível criar novas, progredindo sempre. Um exemplo é determinar quantos capítulos você vai ler em cada hora de estudo, facilitando assim a organização e planejamento.

  • Como começo meus estudos como um autodidata?

Talvez essa seja a maior dificuldade de quem quer começar a estudar de forma independente, pois quando se escolhe um assunto, a quantidade de matéria pode ser imensa, assim, o estudante tende a ficar perdido.

Uma boa opção é ter uma noção geral de todos os pontos que a matéria aborda e, se possível, elencá-los por meio de tópicos, assim, estes podem ser separados por níveis de dificuldade, e seguir o cronograma traçado pelo corajoso estudante.

  • Como deve ser o dia a dia de um autodidata?

É necessário estipular um horário fixo para estudar, já que o autodidata precisa ter muita disciplina para conseguir avançar efetivamente nos estudos os horários de alimentação, sono, entre outras atividades, deve ser sempre iguais, assim, evita-se que o corpo acostume e é um meio de fugir daquela preguiça tão comum quando estamos em casa.

Além disso, conheça seus limites. Não adianta passar horas lendo textos e livros sem compreender realmente o que está escrito ali. O recomendado é que sejam realizadas pausas de 10 minutos a cada hora, assim, o cérebro terá um aproveitamento melhor. Estima-se às 11 horas é o horário em que o cérebro melhor trabalha, por isso, aproveite essa hora para dedicar-se a temas e assuntos mais complexos.

Conheça nosso canal no YouTube AQUI



  • Quais materiais devo utilizar?

Apesar de hoje dispormos de toda facilidade da internet, é importante que o estudante não deixe os velhos livros de lado, tendo em vista que muitas informações e opiniões de autores experientes podem auxiliar significativamente na construção do conhecimento.

Além disso, frequentar uma biblioteca pode ser proveitoso, vez que se trata de um ambiente calmo e tranquilo, podendo aumentar sua concentração. A concentração, inclusive, é muito importante aos estudos, por isso, busque sempre lugares tranquilos, bem iluminados e silenciosos, isso ajudará nos estudos. Porém, à noite, cuidado com o excesso de luminosidade, ela pode acabar inibindo a produção do hormônio melatonina e ainda prejudicando seu sono, podendo causar até insônias, preste atenção!

  • Devo me auto avaliar?

Sim, certamente. Todo curso ou cronograma de estudo possui métodos de avaliação para que o aluno possa avançar. Com os estudos autodidatas isso também se verifica, mas o aluno precisa ter a destreza de buscar simulados e avaliações que possa fazer, ciente de que qualquer tipo de “cola” ou trapaça prejudicará única e exclusivamente a si mesmo.

  • Mas será que o estudo autodidata é eficiente?

Muitas instituições de ensino, entre elas Harvard e MIT, já reconheceram a eficácia dos estudos autodidatas, desde que realizados com empenho e comprometimento. Portanto, se você está pensando em voltar aos estudos, mãos à obra!


Um exercício prático importante e que ajuda a testar o aprendizado é ao fim dos estudos do dia, escrever por cinco minutos o que vier a cabeça do conteúdo estudado no dia, também podendo servir como um resumo para estudar.

Mas lembre-se sempre, todo mundo precisa de alguma diversão de vez em quando. Não exija muito de você mesmo e permita-se algumas flexibilizações, que não vão prejudicar em nada seu resultado final.

Conheça nosso programa de Intercâmbio AQUI


Veja Também:

Quanto o salário aumenta com inglês

Intercâmbio com desconto

Tabela Fonética do inglês

Fonética do Francês

Fonética do Alemão

Fonética do Italiano

Francês para viagem

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português

Québec (Canadá) busca brasileiros para trabalhar

Fonética de Italiano

italiano blog
Tabela da fonética de italiano

Você gosta de italiano e em alguns momentos fica em dúvida de como falar certas palavras?



Para ouvir os sons vá para a página de fonética do site clicando aqui.

http://www.idiomafacil.com.br/indexB.php?pag=Pagina&id=277

A língua italiana é bem próxima da língua portuguesa, com uma fonética com alguns pontos específicos. O alfabeto italiano é variado do alfabeto latino, e conta com 21 letras, sendo cinco vogais e 16 consoantes.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI



Na tabela acima mostramos as principais junções da fonética italiana.

Assim como no português, podem ser escritas com letras maiúsculas e minúsculas, que são normalmente do gênero feminino (do A ao Z). Devemos acrescentar mais cinco letras ao alfabeto, pois nele não constam o j, k, w, x e y, que são usadas na mesma ordem do alfabeto português, e aparecem principalmente em palavras estrangeiras.

Veja uma playlist de diálogos em italiano no Youtube AQUI





Veja Também:

Francês para viagem

Intercâmbio com desconto

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

12 passos para estudar no exterior

Québec (Canadá) busca brasileiros para trabalhar

Canal infantil no Youtube – Cantigas – Nursery Rhymes

Nursery

A criança deve ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som. Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção. Neste contexto introduzir um novo idioma neste processo fará com que relembre para o resto da vida.



A música é importante na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, muitas vezes é cantada pela mãe, ao dormir, a famosa ‘cantiga de ninar.

Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno. Este efeito pode ser útil, mesmo com menos intensidade, na aprendizagem adulta.



A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade, dons e aptidões, então, deve-se aproveitá-la para o aprendizado de idiomas.

A música e a dança atuam no corpo e desperta emoções, neste sentido faz com que o aprendizado seja assimilado de forma divertida e leve.



A criança que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciação sensorial, aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a reproduzi-los e a criar novos desenvolvendo sua imaginação. A boa música harmoniza o ser humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de pensamento, sentimento e ação.


 

Estamos com um novo canal no YouTube!

Um canal voltado para as crianças aprenderem outros idiomas por meio de cantigas famosas as Nursey Rhymes.

Os vídeos também podem ser usados por adultos para entendimento das palavras das músicas. Após escutá-las podem ir ao canal tradicional onde terão os vídeos legendados.

Conheça nosso programa de Intercâmbio AQUI

INSCREVA-SE: http://bit.ly/kidsidiomafacil
E-BOOK GRÁTIS AQUI: http://bit.ly/ganharumebook
FACEBOOK: http://www.facebook.com/idiomafacil.c…

 

Para aprendizado completo acesse: www.idiomafacil.com.br

 





Veja Também: 

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português 

Intercâmbio com desconto

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Italiano para viagem 

Inglês para viagem 

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Francês para viagem

Inglês para Enem

ITALIANO PARA VIAGEM

Bandeira_da_Italia

A Itália, ah a Itália … Se você vai viajar para Itália que sorte a sua! Um país com muita história, cultura, arte e gastronomia. E a terra de muitos antepassados brasileiros.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI

Hoje em dia, muitas pessoas falam inglês, uma língua comumente aceita no mundo todo. Porém, nada mais educado e gentil do que visita um país e, ao menos, interessar-se em aprender o básico sobre ele, tal como algumas palavras simples e iniciais, ainda que seja apenas para não passar vergonha.

Então, se você está pensando em visitar a Itália, nós vamos lhe ajudar a se familiarizar um pouquinho com a língua, dando dicas de vocabulário comum em viagens.

          • Não muito diferente do Brasil, começar o dia com um belo “bom dia”, acompanhado de um sorriso, quebra qualquer clima de estranheza, logo, invista sempre em um buongiorno, mesmo porque essa palavra é de fácil memorização e pronúncia. Caso o horário já esteja mais avançado, o boa noite se diz: buonasera”. Na despedida se diz: “buonanotte;
        • Ainda falando de cumprimentos, o termo ciao, e vale para despedida também, em gera é utilizado por pessoas que já se conhecem, representando afetividade e maior intimidade, portanto, se você estiver “turistando”, o buongiorno ainda soa melhor, ok?!?!
        • Ao se dirigir às pessoas, é interessante inserir nas frases signora, para as moçoilas, e um signor aos rapazes, é gentil e soa bem;
        • Passando-se às apresentações, podemos utilizar “Mi chiamoe mencionar nosso nome, e ainda inserir umpiacere”, muito educado, polido;
        • Caso queira perguntar o nome de alguém, avance para um “Comme voi chiamate?”;
        • Para agradecer, o simples grazie, basta;
        • Ao se despedir, recorra ao arrivederci”.
        • Preços = saber o preço das coisas é fundamental, mesmo para evitar que as pessoas te enganem ou se aproveitem da sua condição de turista, por isso, nessas situações a frase perfeita a se dizer é: Quanto costa? (Quanto custa?). Também pode dizer: Qual è il prezzo______ ? (Qual é o preço?). È costoso! (Está caro!). C’è / Voi avete uno sconto? / Non può farmi un pò di sconto? ( Há / Você tem desconto para isso?) C’è / Voi avete un meno costoso? ( Há / Você tem um mais barato?).
        • Locomoção = se você depender de transporte público fora do país, seja trem ou ônibus, o ideal é pedir informações acerca do destino, evitando assim que você se perca num país estranho, e para piorar, que você sequer domina a língua local. Nesses casos o ideal é perguntar: Dove va questo autobus/treno? (Onde este ônibus/trem leva?). Quale linea conduce a______? (Qual linha leva à ____?). Questo autobus/metropolitana smettere vicino de la via____ ? (Este ônibus/metrô para perto da rua _____?) Taxis também podem ser necessários, portanto, pergunte: Dove posso prendere un taxi, per piacere? (Onde posso pegar um taxi?) E com o taxi pedindo para levar… Mi puoi prendere alla via / ristorante / museo? _____ (Você poderia me levar para a rua / restaurante / museu ____ ? Atenção pois pode ter que dar gorjeta para os táxis em vários países.
        • Banheiros = por mais precavido que você seja, vira e mexe é preciso ir ao banheiro fora de casa, e essa necessidade persiste quando estamos em outros países, seja porque ficamos muito tempo longe do hotel, seja porque ingerimos muito líquido e precisamos de um banheiro. Para esses casos, basta perguntar: Dove è la toilette? (Onde é o banheiro?) Ou ainda, È possibile di mi mostrare dove è la la toilette, per piacere (Pode me mostrar onde é o banheiro, por favor?). Em grandes cidades há banheiros públicos nos centros turísticos, mas as vezes é necessário pagar.
        • Alimentação = talvez uma das horas em que o italiano seja mais necessário é no caso das refeições, afinal, sempre surge uma fome ou sede quando estamos passeando, correto? Então uma boa forma de pedir algo para comer é: Potete darmi un pò de …, per piacere? (Pode me dar um pouco de ___ por favor?). Io posso avere un(a) _____ per piacere? (Posso ter o ____por favor?). Em caso de sede, Potete darmi un pò di acqua, per piacere? (Pode me dar / trazer um pouco de água por favor?). O garçom pode falar Oggi raccomandiamo… – Hoje recomendamos…; Ecco il menu. – Aqui está o cardápio.; Quanti sono? – Quantos são?; Volete ordinare? – Querem pedir/fazer o pedido? Outras palavras importantes para beber são succo, coca, vino, birra saiba diferenciar carnes básicas, tais como: carne – carne, frango – pollo, peixe – pesce. Para pedir uma bebida, bevanda. E que tal uma sobremesa? gelatoé sorvete. Para pedir a conta, use Quanto pago?”, Il conto, per piacere;
        • Direções = para se informar acerca de localização, sobre a direção de algum ponto turístico por exemplo, você deve utilizar a expressão: Comment peu-je aller à…? (Como posso ir para…?). Questa via va al…? (Esta avenida leva à…?). Il _____ , è vicino? (O _____ está perto?).

Conheça nossa parceria em Câmbio AQUI

É claro que a língua italiana vai muito além das palavras que elencamos aqui, mas dependendo do tempo de que você dispõe, bem como das suas necessidades, essa listinha simples pode lhe dar aquela mãozinha na hora da necessidade…   Mantenha sempre seu guia no bolso, e vá treinando nas horas vagas, muitas vezes gastas a toa em aviões, trens, aeroportos e afins. Estudar sempre vale a pena, é enriquecer-se sem precisar ir muito longe.   É evidente que, se você tiver tempo, tente praticar um pouco de italiano antes, ler sobre e ambientar-se com os usos e costumes do país que você visitará, assim, provavelmente você conseguirá reduzir seus problemas com a língua. Os estrangeiros primam muito pela educação. Por isso nunca deixe de usar per piacere, scusa, grazie, ou eles podem fechar a cara, te atender mal…

Guias turísticos também podem ser ótimas opções, afinal, conhecem o local e ainda podem deixar-lhe mais seguro. Mas atenção, sempre que for contratar um guia, procure suas recomendações com antecedência, afinal, você colocará sua viagem em risco.

Conheça nossa promoção do Peixe Urbano e Groupon AQUI

Buon viaggio!

Para mais estudos conheça nossos cursos: www.idiomafacil.com.br 





Veja Também:

Fonética do Italiano

Intercâmbio com desconto

Francês para viagem

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português

Canal no YouTube

EMPRESAS NA ITÁLIA PROCURAM PROFISSIONAIS FLUENTES EM PORTUGUÊS

bandeira italia ii

Se você gosta da cultura italiana, o país oferece oportunidades de trabalho para profissionais que falam português nos mais diversos segmentos.



Se você gosta da cultura italiana, o país oferece oportunidades de trabalho para profissionais falam português nos mais diversos segmentos. As empresas com escritórios na Itália disponibilizam vagas em seus sites corporativos. Confira algumas empresas relacionadas que procuram profissionais que podem se enquadrar ao seu perfil:

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI

Confira as vagas:

Corporação: World Food Programme

Vagas Disponíveis – (5 vagas): Designer Gráfico é um dos exemplos de vagas para profissionais que podem se candidatar para trabalhar nessa empresa, veja mais vagas abaixo;

Web Developer; Auditor interno; Analista de Segurança;

 

Corporação: Turkish Airlines

Vagas Disponíveis:

A empresa do segmento de aviação comercial, está a procura de profissionais fluentes no idioma inglês e noutra língua como a língua portuguesa; Local de Trabalho: O profissional atuará no “staff” da companhia como gestor de vendas e representante comercial na capital italiana (Roma); Descrição das vagas: O representante comercial contratado pela Turkish Airlines , deve dispor de boa comunicação interpessoal, bem como habilidades ligadas à negociação e técnicas de vendas; Já o gestor de vendas, devendo ter no mínimo de 5 anos de experiência com vendas corporativas ou comprovação de eventuais viagens de negócios com atendimento e interação de clientes, experiência com negócios de aviação é desejável.

Conheça nossa promoção do Peixe Urbano e Groupon AQUI

 

Corporação: Vitamina C – PR & Communication

Vagas Disponíveis: A empresa abre processo seletivo para preenchimento de vagas para relações públicas e assistente de mídia social; Sobre a vaga: Para esse perfil de trabalho o candidato deverá ter habilidade para preparar fichas de clientes, desenvolver apresentação e horários, além de monitorar a cobertura de mídia, é desejável que o candidato tenha conhecimento na plataforma Microsoft “Office” e boa comunicação interpessoal.

 

Corporação: Advantech

Vaga disponível

(1 vaga) Local de Atuação: Cidade de Milão (Poderá atuar na capacitação de potenciais clientes nas regiões de Portugal e Espanha); Descrição da vaga: Especialista em vendas online, prospecção de novos negócios e vendas diretas estão entre as principais funções a serem exercidas por este cargo, oferecido pela Advantech.

Conheça nossa parceria em Câmbio AQUI

 

Estude italiano no blog e no site também: www.idiomafacil.com.br

 




Veja Também:

Fonética do Italiano

Intercâmbio com desconto

Francês para viagem

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Canal no YouTube

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

607 Bolsas de estudo na Espanha

IBM e 3M estão contratando no mundo e no Brasil