Dicas de estudo autodidata: é possível obter sucesso estudando sozinho?

taxa de aprendizagem 2

Estudar não é tarefa fácil, cumpri-la sozinho, sem o auxílio de um professor então, exige mais disciplina e dedicação ainda daquele que se empenha nessa missão. Aprender de forma independente e isolada, geralmente motiva pessoas curiosas e que não têm paciência de seguir um curso regular, ou ainda, aqueles que não encontram orientações que julguem adequadas ou suficientes.

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI



  • Será que eu posso ser autodidata?

Na realidade, qualquer pessoa pode ser um autodidata, porém existem dificuldades a serem enfrentadas nessa forma de estudo. Um exemplo muito corriqueiro é a falta de estímulo e comprometimento, afinal, quando estamos fazendo algo sozinhos controlamos nosso tempo e se não tivermos disciplina, os estudos não avançam.

Nesse sentido, o ideal é fazer um cronograma com metas, assim, à medida que elas forem sendo alcançadas, é possível criar novas, progredindo sempre. Um exemplo é determinar quantos capítulos você vai ler em cada hora de estudo, facilitando assim a organização e planejamento.

  • Como começo meus estudos como um autodidata?

Talvez essa seja a maior dificuldade de quem quer começar a estudar de forma independente, pois quando se escolhe um assunto, a quantidade de matéria pode ser imensa, assim, o estudante tende a ficar perdido.

Uma boa opção é ter uma noção geral de todos os pontos que a matéria aborda e, se possível, elencá-los por meio de tópicos, assim, estes podem ser separados por níveis de dificuldade, e seguir o cronograma traçado pelo corajoso estudante.

  • Como deve ser o dia a dia de um autodidata?

É necessário estipular um horário fixo para estudar, já que o autodidata precisa ter muita disciplina para conseguir avançar efetivamente nos estudos os horários de alimentação, sono, entre outras atividades, deve ser sempre iguais, assim, evita-se que o corpo acostume e é um meio de fugir daquela preguiça tão comum quando estamos em casa.

Além disso, conheça seus limites. Não adianta passar horas lendo textos e livros sem compreender realmente o que está escrito ali. O recomendado é que sejam realizadas pausas de 10 minutos a cada hora, assim, o cérebro terá um aproveitamento melhor. Estima-se às 11 horas é o horário em que o cérebro melhor trabalha, por isso, aproveite essa hora para dedicar-se a temas e assuntos mais complexos.

Conheça nosso canal no YouTube AQUI



  • Quais materiais devo utilizar?

Apesar de hoje dispormos de toda facilidade da internet, é importante que o estudante não deixe os velhos livros de lado, tendo em vista que muitas informações e opiniões de autores experientes podem auxiliar significativamente na construção do conhecimento.

Além disso, frequentar uma biblioteca pode ser proveitoso, vez que se trata de um ambiente calmo e tranquilo, podendo aumentar sua concentração. A concentração, inclusive, é muito importante aos estudos, por isso, busque sempre lugares tranquilos, bem iluminados e silenciosos, isso ajudará nos estudos. Porém, à noite, cuidado com o excesso de luminosidade, ela pode acabar inibindo a produção do hormônio melatonina e ainda prejudicando seu sono, podendo causar até insônias, preste atenção!

  • Devo me auto avaliar?

Sim, certamente. Todo curso ou cronograma de estudo possui métodos de avaliação para que o aluno possa avançar. Com os estudos autodidatas isso também se verifica, mas o aluno precisa ter a destreza de buscar simulados e avaliações que possa fazer, ciente de que qualquer tipo de “cola” ou trapaça prejudicará única e exclusivamente a si mesmo.

  • Mas será que o estudo autodidata é eficiente?

Muitas instituições de ensino, entre elas Harvard e MIT, já reconheceram a eficácia dos estudos autodidatas, desde que realizados com empenho e comprometimento. Portanto, se você está pensando em voltar aos estudos, mãos à obra!


Um exercício prático importante e que ajuda a testar o aprendizado é ao fim dos estudos do dia, escrever por cinco minutos o que vier a cabeça do conteúdo estudado no dia, também podendo servir como um resumo para estudar.

Mas lembre-se sempre, todo mundo precisa de alguma diversão de vez em quando. Não exija muito de você mesmo e permita-se algumas flexibilizações, que não vão prejudicar em nada seu resultado final.

Conheça nosso programa de Intercâmbio AQUI


Veja Também:

Quanto o salário aumenta com inglês

Intercâmbio com desconto

Tabela Fonética do inglês

Fonética do Francês

Fonética do Alemão

Fonética do Italiano

Francês para viagem

Italiano para viagem

Inglês para viagem

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português

Québec (Canadá) busca brasileiros para trabalhar

Canal infantil no Youtube – Cantigas – Nursery Rhymes

Nursery

A criança deve ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som. Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção. Neste contexto introduzir um novo idioma neste processo fará com que relembre para o resto da vida.



A música é importante na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, muitas vezes é cantada pela mãe, ao dormir, a famosa ‘cantiga de ninar.

Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno. Este efeito pode ser útil, mesmo com menos intensidade, na aprendizagem adulta.



A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade, dons e aptidões, então, deve-se aproveitá-la para o aprendizado de idiomas.

A música e a dança atuam no corpo e desperta emoções, neste sentido faz com que o aprendizado seja assimilado de forma divertida e leve.



A criança que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciação sensorial, aprende a gostar ou não de determinados sons e passa a reproduzi-los e a criar novos desenvolvendo sua imaginação. A boa música harmoniza o ser humano, trazendo-o de volta a padrões mais saudáveis de pensamento, sentimento e ação.


 

Estamos com um novo canal no YouTube!

Um canal voltado para as crianças aprenderem outros idiomas por meio de cantigas famosas as Nursey Rhymes.

Os vídeos também podem ser usados por adultos para entendimento das palavras das músicas. Após escutá-las podem ir ao canal tradicional onde terão os vídeos legendados.

Conheça nosso programa de Intercâmbio AQUI

INSCREVA-SE: http://bit.ly/kidsidiomafacil
E-BOOK GRÁTIS AQUI: http://bit.ly/ganharumebook
FACEBOOK: http://www.facebook.com/idiomafacil.c…

 

Para aprendizado completo acesse: www.idiomafacil.com.br

 





Veja Também: 

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português 

Intercâmbio com desconto

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Italiano para viagem 

Inglês para viagem 

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Francês para viagem

Inglês para Enem

607 bolsas de estudo na Espanha

bandeira espanha

Bolsas para pós-graduação, escola de verão, doutorado e pós-doc, mobilidade de docentes e pesquisadores brasileiros, projetos de empreendedorismo e estudos institucionais. Inscreva-se!

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI

As inscrições para as bolsas de estudo da Fundación Carolina estão abertas – 607 bolsas estão sendo oferecidas em todas as áreas do conhecimento e nas seguintes modalidades:



>> Escuela Complutense de Verano de Madrid: 50 bolsas destinadas a graduados que desejam ampliar seus conhecimentos. Saiba mais AQUI

>> Pós-graduação: 349 bolsas destinadas a mestrados e cursos de especialização. Saiba mais AQUI

>> Doutorado e Pós-Doc: 140 bolsas que visam incentivar professores de universidades associadas à Fundação Carolina a obter seus Doutorados ou a complementar sua formação através de estadias curtas de pós-doutorado. Saiba mais AQUI

>> Mobilidade de professores e pesquisadores brasileiros: 29 bolsas destinadas a temporadas de pesquisa na Espanha de até três meses para professores e técnicos superiores de universidades, e para pesquisadores de instituições públicas de pesquisa no Brasil. Saiba mais AQUI. 

>> Projetos de empreendedorismo: 5 bolsas para que graduados complementem sua formação por meio de experiência prática em empresas com alto componente tecnológico. Saiba mais AQUI

>> Estudos Institucionais: 34 bolsas destinadas ao curso de Altos Estudios Estratégicos para oficiais superiores Iberoamericanos do Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional (CESEDEN), principal centro docente das Forças Armadas. Saiba mais AQUI.

 



Os prazos para solicitação são diferenciados por modalidade:

 >> Até 10 de fevereiro: Cursos de verão da Escuela Complutense de Verano de Madrid

 >> Até 6 de Março: Pós-graduação, projetos de empreendedorismo e estudos institucionais

>> Até 7 de Abril: Doutorado, pós-Doc e mobilidade de professores e pesquisadores brasileiros

A solicitação de bolsas deve ser feita onlineOs interessados devem acessar a página do programa e selecionar a modalidade de bolsa de seu interesse. Na sequência devem clicar no ícone “Solicitud on-line” e no ícone Nuevo Usuario”para registrar seus dados pessoais e dar seguimento ao seu processo. É possível solicitar bolsa para mais de um programa. 

>> Dúvidas? Saiba mais sobre as bolsas da Fundación Carolina AQUI. 

>> Conheça todos os detalhes sobre as bolsas de estudo da Fundación Carolina na Espanha AQUI.  

 



Conheça nossa parceria em Câmbio AQUI

Sobre a Fundación Carolina: Criada em 2000, a Fundación Carolina é uma instituição que promove relações culturais e cooperação em educação e ciência entre a Espanha e países da comunidade Ibero-Americana; e com outros com quem mantém vínculos históricos, culturais ou geográficos.

 









Rectorado_de_la_UCM_2015-05-27_11.15.36_18288845786_croppedAnuncio-convocatoria-2016-724x1030 (1)

Para mais estudos acesse nosso site: www.idiomafacil.com.br

Veja Também:

Espanhol para viagem

Italiano para viagem

Alemão para viagem

Francês para viagem

Inglês para viagem

Canal no YouTube

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português

La Fundación Carolina ha abierto una nueva edición de su convocatoria de becas, correspondiente al curso académico 2016-2017. En esta 16ª edición se ofertan 607 becas distribuidas en seis modalidades: 349 becas de postgrado, 50 de la Escuela Complutense de Verano, 140 de doctorado y de estancias cortas postdoctorales, 29 becas de movilidad de profesores brasileños, 5 becas de proyectos al emprendimiento y 34 becas de estudios institucionales. La convocatoria cubre la totalidad de las áreas del conocimiento y está dirigida en exclusiva a los estudiantes de Iberoamérica para que completen su formación en España.

En esta edición, la convocatoria suma un total de 196 programas académicos distribuidos en todas las CCAA de España. Además, por vez primera, integra un programa de doctorado con la Universidad de La Habana, que se suma a los más de 110 convenios que la institución tiene suscritos con Iberoamérica. Como cada año, los candidatos habrán de someterse a un riguroso proceso de selección, determinados por la excelencia curricular y la independencia de los evaluadores.

La asignación de las becas se atiene a un depurado sistema de gestión en cuyo proceso de selección, pautado por varios filtros, participan comités académicos de evaluación y expertos profesionales independientes que analizan los méritos de los candidatos.

Los plazos de solicitud para optar a las distintas modalidades de beca corresponden a las siguientes fechas: la convocatoria para las becas de la Escuela Complutense de Verano permanecerá abierta hasta el 10 de febrero, las de postgrado, proyectos al emprendimiento y estudios institucionales hasta el 6 de marzo y las de doctorado, estancias cortas y movilidad de profesores brasileños hasta el 7 de abril. Los candidatos pueden encontrar toda la información referente a las becas en la web www.fundacioncarolina.es, desde donde se tramitan las solicitudes.

Las modalidades de becas de la Fundación Carolina son las siguientes:

 

  • Becas de postgrado. Dirigidas a graduados de un país miembro de la Comunidad Iberoamericana de Naciones, con capacidad académica o profesional avalada por un currículum sobresaliente.
  • Becas de doctorado y estancias cortas postdoctorales. Ambas modalidades se convocan en colaboración con una institución educativa de Iberoamérica, bien para propiciar la obtención del grado de doctor en España; bien para perfeccionar la formación postdoctoral de profesores de centros universitarios de Iberoamérica
  • Becas de movilidad de profesores brasileños. Permiten una estancia de investigación en España a profesores o técnicos superiores de universidades, así como a investigadores de organismos públicos de investigación de Brasil.
  • Becas Escuela Complutense de Verano. Orientadas a profesionales y graduados de un país iberoamericano para que amplíen conocimientos en materias de sus ámbitos de interés.
  • Proyectos de Emprendimiento. Permiten que los estudiantes complementen su formación con un periodo de prácticas en empresas con un alto componente tecnológico, con el fin de que ganen experiencia laboral y adquieran un aprendizaje efectivo.
  • Programa de Estudios Institucionales. Becas para el Curso de Altos Estudios Estratégicos para Oficiales Superiores Iberoamericanos del Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional (CESEDEN), principal centro docente de las Fuerzas Armadas.

ESPANHOL PARA VIAGEM

bandeira espanha

Todo mundo pensa que o espanhol falado ao redor do mundo é simples, igual, ou muito parecido com o português. Porém, não há tanta semelhança assim, e muitas pessoas acabam utilizando-se da enrolação e do “portunhol” para se virar. O que não é nada agradável, não é mesmo?

Baixe nossos e-books gratuitos AQUI

Como já dito em uma outra oportunidade, há diferenças visíveis entre o espanhol falado na América Latina, o “espanhol latino”, e o da Europa, “espanhol europeu”. Por isso, é importante que você saiba pelo menos algumas palavrinhas, para não fazer feio em sua próxima viagem. Então, vamos a elas!

        • Começando pelos comuns e necessários cumprimentos iniciais, para dizer bom dia, utilize-se de “buenos dias”. Caso já seja de tarde, “buenas tardes”; e em se tratando de noite, “buenas noites”;
      • Partindo para as apresentações, para dizer seu nome basta um “Me llamo …”. Caso você queira perguntar o de alguém, aposte em “¿Cual es tu nombre?” ou então, “¿Como te llamas?”. “Mucho gusto”, quer dizer muito prazer;
      • Para ser gentil, perguntando como a pessoa está, é possível adequar sua frase de acordo com a formalidade da situação. Caso trata-se de algo mais formal, sugerimos um “¿Cómo está?”, tratando-se de algo mais tranquilo, opte pelo “¡Hola! ¿Qué tal?”;
      • Quando falamos de agradecimentos, pode utilizar “Muchas gracias”, para dizer muito obrigado, e retribuir com o nosso “De nada”, que está correto também;
      • Para perguntar as horas, diga: “¿Qué hora es?”. Caso precise responder, o correto é dizer: “Es (Son ) las…”;
      • Caso você precise desculpar-se com alguém, utilize o costumeiro “Perdon” ou “perdona”;
      • Preços = saber o preço das coisas é fundamental, mesmo para evitar que as pessoas te enganem ou se aproveitem da sua condição de turista, por isso, nessas situações a frase perfeita a se dizer é: ¿Cuanto cuesta eso? (Quanto custa?). Também pode dizer: ¿Cuál es el precio del______ ? (Qual é o preço?). ¿Es caro! (Está caro!). ¿Hay / Usted tiene descuento? ( Há / Você tem desconto para isso?) ¿Hay / Usted tiene un menos caro? ( Há / Você tem um mais barato?).
      • Locomoção = se você depender de transporte público fora do país, seja trem ou ônibus, o ideal é pedir informações acerca do destino, evitando assim que você se perca num país estranho, e para piorar, que você sequer domina a língua local. Nesses casos o ideal é perguntar: ¿Dónde va ce autobús / tren? (Onde este ônibus/trem leva?). ¿Qué línea conduce a______? (Qual linha leva à ____?). ¿Este autobús / metro tiene parada cerca de la calle____ ? (Este ônibus/metrô para perto da rua _____?) Taxis também podem ser necessários, portanto, pergunte: ¿Dónde puedo tomar un taxi, por favor? (Onde posso pegar um taxi?) E com o taxi pedindo para levar… ¿Puedes llevarme a la calle / restaurante / museo? _____ (Você poderia me levar para a rua / restaurante / museu ____ ? Atenção pois pode ter que dar gorjeta para os táxis em vários países.
      • Banheiros = por mais precavido que você seja, vira e mexe é preciso ir ao banheiro fora de casa, e essa necessidade persiste quando estamos em outros países, seja porque ficamos muito tempo longe do hotel, seja porque ingerimos muito líquido e precisamos de um banheiro. Para esses casos, basta perguntar: ¿Dónde está el baño? (Onde é o banheiro?) Ou ainda, ¿Puede mostrarme dónde está el baño, por favor? (Pode me mostrar onde é o banheiro, por favor?). Em grandes cidades há banheiros públicos nos centros turísticos, mas as vezes é necessário pagar.
      • Alimentação = talvez uma das horas em que o espanhol seja mais necessário é no caso das refeições, afinal, sempre surge uma fome ou sede quando estamos passeando, correto? Então uma boa forma de pedir algo para comer é: ¿Puede darme un poco de …, por favor? (Pode me dar um pouco de ___ por favor?). ¿Puedo tener el _____ por favor? (Posso ter o ____ por favor?). Em caso de sede, ¿ Puede darme un poco de agua, por favor? (Pode me dar um pouco de água por favor?). Outras palavras importantes para beber são jugo, coca, vino, cerveza saiba diferenciar carnes básicas, tais como: carne – carne, frango – pollo, peixe – pece. Para pedir uma bebida, bebida. E que tal uma sobremesa? heladoé sorvete. 
      • Na hora de pagar uma conta, além de pedi-la Mi cuenta por favor, pode ser interessante perguntar as formas de pagamento aceitas, para isso utilize: ¿Qué tipo de pago ustedes aceptan?”. Muito provavelmente a resposta será: Tarjeta de crédito, dinero y cheque, por exemplo;
      • Direções = para se informar acerca de localização, sobre a direção de algum ponto turístico por exemplo, você deve utilizar a expressão: ¿Cómo puedo ir a…? (Como posso ir para…?). ¿Esta avenida conduce a…? (Esta avenida leva à…?). ¿El _____ , está cerca? (O _____ está perto?).

 

Conheça nossa parceria em Câmbio AQUI

A grande vantagem do espanhol é que, apesar de não ser uma língua simples e que deva ser subestimada, a compreensão é fácil e, na pior das hipóteses, por mais que você não seja fluente na língua, ou dela entenda muito pouco, ainda é possível compreender o mínimo e não se sentir tão perdido em outro país, aproveitando sua viagem.








Para mais estudos acesse nosso site: www.idiomafacil.com.br 


Veja Também:

Italiano para viagem

Intercâmbio com desconto

Inglês para viagem

Canal no YouTube

Espanhol para viagem

Alemão para viagem

Francês para viagem

Quer trabalhar no Canadá? Veja as carreiras mais valorizadas

Empresas na Itália buscam profissionais fluentes em português